segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parada Gay: Conscientização ou Carnaval fora de época?




    Todo ano em São Paulo ocorre a Parada Gay, um evento destinado ao público GLBT. Neste último domingo o evento comemorou quinze anos de existência.
   Antes que comentem qualquer coisa, não tenho nada contra o evento e não sou de maneira nenhuma homofóbico. Porém, uma reflexão de se faz necessária. Ontem, ao ver fotos e matérias sobre o evento, dei-me conta de como o evento está banalizado e como as pessoas já não ligam pra conscientização que um evento desse porte deveria trazer. É ,como o título do post sugere, um carnaval fora de época. São pessoas quase nuas, muitas fantasias e personagens, no mínimo, bizarros. Gente que vai só pelo oba-oba e que vê nesse evento apenas como uma festa. Acho que pessoas como essas abalam a causa tanto defendida pelos GLBT.
    É claro que não devemos generalizar, com isso deixar o "debate rasteiro". Porém, como disse antes, uma reflexão é necessária. Como pedir respeito se muitos não se dão respeito?(refiro-me, é claro, ao que foi dito nos parágrafos anteriores). Como promover a discussão se com atos como esses você acaba "repelindo" algumas pessoas?
   Como dito, não devemos nunca generalizar. Para um classe que tanto prega respeito e igualdade, deveria-se ter ,no mínimo, pudor. Não é possível que uma chance de conscientização se transforme em mais um evento festivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário